segunda-feira


Reggaeton


  • O reggaeton ou reggaetón é um estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop das zonas de Miami, Los Angeles e Nova York latina. As particularidades do reggaeton são suas letras que fala de locais de Porto Rico e sua influência de outros estilos musicais hispanos, como a salsa e bachata. Nasceu a partir de festas que os DJs colocavam mais batidas nas músicas de reggae, especificamente o dancehall, fazendo ficar mais dançantes do que antes.

  • O nome reggaetón vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" ("maratona", nome que se dá a um concurso de rima típico do rap). Ao certo, não se sabe a sua origem, alguns dizem que é de Porto Rico, já outros que é de Panamá. O nome reggaeton só foi criado e tornou-se mais conhecido entre 1994 e 1995, em Porto Rico.

  • Começou a espalhar-se no inicio dos anos oitenta como ritmo clandestino, com músicas de rap em espanhol com conteúdo forte, como “Soy de la calle” do Vico C. A fusão do ritmo reggae, com o rap em espanhol, deu como origem uma fusão que foi evoluindo até o reggaeton de hoje.

  • A partir do ano 2001 tem ganho espaço na Europa e todo o Continente Americano, incluindo Estados Unidos. É, de facto, um dos principais ritmos dançantes na América do Sul na actualidade e em países de língua espanhola.

  • O reggaetón é cantado geralmente em "spanglish", uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer suas músicas, principalmente, sobre sexo para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática, em suas letras, o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.

  • O ritmo reggaetón tem gerado bastante polémica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isso se dá principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" e pela dança chamada perreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário