Quickstep
- O Quickstep é um estilo de dança de salão internacional e, embora possa ser comparado com o Foxtrot, o Charleston e até a Valsa, este é bem mais rápido e implica alguns passos de dança íntimos. Mas não deixa de ser elegante.
- A história do Quickstep está intimamente ligada ao aparecimento de dois géneros musicais, o Ragtime e o Jazz, mas já teria começado a ganhar forma a partir do final do século XIX graças às suas predecessoras, o Boston e o One Step, duas danças que privilegiavam os passos andantes e pequenos saltos em detrimento dos passos mais tradicionais e mais vistos até à época. Porém, tudo mudou com os sons do Ragtime e do Jazz que exigiam uma dança à altura.
- O Quickstep é uma combinação de diferentes estilos de dança tão distintos como: o Foxtrot, Charleston, Shag, Peabody, Boston e One Step. Tendo a sua origem em Inglaterra onde, muitas bandas tocavam o Foxtrot lento, demasiado rápido, a solução foi abrandar o ritmo do Foxtrot lento e introduzir o que viria a ser o Quickstep como a versão mais rápida do Foxtrot. Em 1925 chegou a febre do Charleston que teria um papel determinante na criação do Quickstep, que foi oficialmente reconhecido a partir de 1927. A dança também correu mundo e, graças ao seu carácter alegre que consegue proporcionar um belo espectáculo, tanto para quem dança como para quem observa.
- A combinação de movimentos lineares e circulares faz do Quickstep uma verdadeira lufada de ar fresco sobre a pista de qualquer salão de dança. Embora tenha evoluído do Foxtrot, o Quickstep distingue-se em termos de passos e sequências, que são muito diferentes.O Quickstep é ainda comparado com a Valsa, uma vez que as suas posições iniciais são idênticas, assim como o esquema diagonal que sustenta as figuras básicas.
- O Quickstep é uma dança simultaneamente rápida e elegante e a sua dificuldade está em conseguir esta harmonia, sendo que os bailarinos devem dançar com postura dando a sensação que são leves como penas. Extremamente energética, faz questão de utilizar a pista de dança na sua totalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário