segunda-feira



Lambada


  • A Lambada teve sua origem a partir de uma mudança do Carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o Forró, a lambada tem como referência principal a Polca, para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do Maxixe (também conhecido como Tango brasileiro)

  • A lambada chega a Porto Seguro, e ali desenvolve-se. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto, e o Jatobar no Arraial d'Ajuda, onde desde o início também zouks (lambadas francesas).

  • Tudo isso acontece na época do apogeu do carnaval baiano, que ditava as modas, e numa delas, apresentou a Lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão grande que, em alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados.

  • No exterior, a lambada torna-se um grande sucesso e em pouco tempo estava presente em filmes e em programas de auditório, chegando a aparecer até em novelas. A necessidade do espectáculo faz com que os dançarinos criem coreografias cada vez mais ousadas, com giros e acrobacias.

  • Depois de algum tempo, a música lambada entra em crise e pára de ser gravada. A dança perde destaque, mas sobrevive. As músicas francesas, espanholas, árabes, americanas, africanas, caribenhas e etc. Tornaram-se na "salvação" e solução para a continuidade do estilo de dança. De todas, o zouk foi o ritmo que melhor se encaixou na nossa dança tornando-se a principal música para dançar lambada.

  • Esta passa a ser dançada com um andamento mais lento, com mais tempo e pausas que praticamente não existiam na música lambada, permitindo explorar ao máximo a sensualidade, plasticidade e beleza da nossa criação. Os movimentos ficaram mais suaves e continuam fluindo, modificando-se à medida que ela incorpora e troca com outras danças, como por exemplo, fora das danças de salão, as de contacto e improvisação. A relação com o parceiro volta a ganhar valor, as acrobacias ficam praticamente exclusivas para os palcos e os locais para dançar reabrem em diversos estados.

  • Mesmo não tendo por parte de alguns o devido reconhecimento, a lambada mostrou-se um grande desenvolvimento profissional. Encontramos lambaterias e professores de lambada em diversos pontos do planeta e ainda que a chamem de zouk.

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